HISTÓRIA

No ano de 1926, 25 cidadãos de Águas Virtuosas, como outrora denominava-se a cidade de Lambari, resolveram fundar um clube. Batizaram-no, utilizando o nome da cidade, como JOCKEY CLUB ÁGUAS VIRTUOSAS.
Em 1961, com a mudança de sua sede para um outro local, que não era compatível com a prática do hipismo, passou a denominar-se de ÁGUAS VIRTUOSAS FUTEBOL CLUBE.
Sua sede portanto, até os dias de hoje, permanece situada na Rua Francisco Castro Filho, 85, na cidade de Lambari (MG).
Fato digno de nota, foi a visita ilustre da seleção brasileira às instalações do Águas Virtuosas. Veio para realizar sua pré-temporada para a Copa do Mundo de 1966, treinando por 9 dias.
Os craques da seleção deixaram o registro de sua passagem pelo Clube. Os pés, mãos e assinaturas de craques tão famosos como Pelé, Garrincha e Manga, estão registrados para sempre em uma lápide, que é guardada como uma verdadeira preciosidade.
Confirmando sua vocação natural para o futebol, o Águas Virtuosas disputou, de 1967 a 1969, a Primeira Divisão Profissional, o que representava, naquele tempo, a oportunidade de galgar um degrau para disputar o Campeonato Profissional de Minas Gerais, junto a times de grande expressão nacional, como o Cruzeiro, o Atlético Mineiro e o América Mineiro.
Em 1969, teve sua grande chance de juntar-se aos grandes do futebol mineiro. Depois de disputar juntamente com 12 times de diversas cidades da região, chegou à final com o Trespontano Atlético Clube, da cidade de Três Corações. No primeiro jogo, na casa do adversário, obteve significativo empate de 1x1, que encheu de esperanças toda a cidade de Águas Virtuosas/Lambari.
Entretanto, no jogo em casa, para tristeza geral, deixou escapar a vitória. O time de Três Corações, vencendo por 3x1, levou o título de campeão.
A partir de 1970, deixou de participar da Divisão Profissional, filiando-se à Liga de São Lourenço, Categoria Amador, onde permanece até hoje. 
Sagrou-se campeão da referida Liga de São Lourenço nos anos de 1986, 1987, 1988 e 1990.
No ano de 1993, o Águas Virtuosas Futebol Clube disputou pela última vez jogos oficiais pela Liga.
Em 1998, o Águas iniciou o projeto da escolinha de futebol, em quatro categorias (Pré-Mirim, Mirim, Infantil e Juvenil), com a principal finalidade de incentivar a educação e a reintegração social.



FATOS E JOGOS MARCANTES

  • Em 1966, A Seleção Brasileira visitou a cidade de Lambari e utilizou o campo do Águas Virtuosas para fazer a preparação visando à disputa da Copa do Mundo da Inglaterra. O selecionado brasileiro treinou durante 9 dias e deixou a marca de sua passagem pelo clube. Os pés, mãos e assinaturas de craques tão famosos como Pelé, Garrincha e Manga, estão registrados para sempre em uma lápide, que é guardada como uma verdadeira preciosidade.
  • Em 1969, o empate em 1x1 com o Trespontano Atlético Clube, da cidade de Três Corações, na própria casa do adversário, ao disputar o título de Campeão da Primeira Divisão Profissional.
  •  Em 1986, o terceiro e último jogo disputado na cidade de São Lourenço, com o Mariense, da cidade de Maria da Fé, de uma série de melhor de três jogos, quando sagrou-se campeão da Liga de São Lourenço, cujo placar de 1x0 foi obtido aos 44 minutos e 25 segundos do segundo tempo.
GRANDES RIVAIS
  • Esporte Clube, da cidade de São Lourenço;
  • Botafogo, da cidade de Baependi; e
  • Fluminense, da cidade de Caxambu.